Não é só a bicicleta que precisa de manutenção frequente para continuar funcionando, o ciclista também precisa. E a nutrição do corpo tem papel fundamental para isso.
Seu corpo é uma maquina que está em trabalho constante, até mesmo quando você está dormindo. E durante a pedalada esse trabalho aumenta de intensidade. É quando uma boa alimentação faz toda a diferença.
Boa alimentação aqui tem a ver com qualidade e não quantidade. Portanto, a seguir você confere uma lista de dez alimentos que todo ciclista deve consumir.
Não importa se você pedala por lazer, transporte alternativo ou para se exercitar. Esses alimentos desempenham um papel fundamental na nutrição do seu corpo durante a atividade física.
Os 10 alimentos que farão a diferença pra quem pedala
Atenção, a alimentação é algo essencial para todo mundo, não importa sua atividade. Confira a seguir os alimentos essenciais para ciclistas.
- Água – Hidratação é o hábito indispensável na dieta não só do ciclista, mas de qualquer pessoa. A regra é beber água antes, durante e depois da atividade física, sem esperar sentir sede porque ela já é sinal de desidratação.
- Ovo – Muito rico em albumina, ideal quando o assunto é reconstrução muscular. Essa substância está em abundância na clara do ovo, enquanto que na gema estão concentrados colesterol, gorduras e vitamina E.
- Batata doce – Alimento de baixo índice glicêmico, a batata doce fornece energia aos poucos ao seu corpo durante a atividade física. Assim, ela te ajuda a manter a potência por mais tempo no pedal sem você sentir falta de força.
- Beterraba – Rica em vitaminas, oferece altos índices de cálcio e ferro, que fortalecem o organismo para a prática esportiva. Com nutrientes que evita o desperdício de líquidos do organismo e aumenta a potência dos músculos.
- Queijo – Fonte rica em proteínas que servem para recuperar seus músculos durante ou depois do pedal e de fácil digestão, o que reduz a demanda de energia do seu corpo para processar esse alimento.
- Maçã – É um dos alimentos mais acessíveis e completos em oferta de nutrientes, modera o apetite, por isso é bom comê-la antes do passeio. É rica em vitaminas que fortalecem a imunidade e possui 85% de água, auxiliando na hidratação, possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória.
- Morango – Tem potencial de hidratação alto, fonte de vitamina B5 e ferro, aumenta o desempenho de quem anda de bike, pois fortalece ossos e músculos.
- Iogurte – Possui muito cálcio e oferece altas quantidades de carboidrato e aminoácidos, que fortalecem os músculos e ainda estimulam o crescimento deles, além do agradável ao paladar.
- Pão integral – Rico em carboidratos e fibras que regulam o intestino sem causar incômodos em seu estômago durante as atividades, o que garante pedais fortes.
- Espinafre – Nutre os músculos, elimina as toxinas dos vasos sanguíneos, fornece energia para o corpo e ajuda a melhorar o desempenho físico. Não é a toa que o Popeye consome quando quer ficar mais forte (rsrsrs).
Com uma dieta que inclua esses alimentos, você estará com uma maquina (seu corpo) potente e preparado para qualquer longão. Mas não abuse, pois tudo em excesso não faz bem.