Pular para o conteúdo
Início » Publicações » A bicicleta no Código de Trânsito

A bicicleta no Código de Trânsito

    Pontos importantes para todo ciclista e motorista saber.

    Existem leis e regras para circulação de veículos e desrespeita-las gera multa e até a suspensão da habilitação. Como a bicicleta também é um veículo, no código que regulamenta o trânsito brasileiro têm alguns pontos importantes a seguir.

    Bicicleta no Trânsito

    Confira o que o Código de Trânsito proíbe em relação aos ciclistas, pedestres e motoristas.

    • Pedestre caminhando na ciclovia – Ciclovia é uma pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.
    • “Fechar” o ciclista – Durante a manobra de mudança de direção o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, respeitadas as normas de preferência de passagem (art. 38).
    • Ciclista em sentido contrário ao fluxo da via – Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores (art. 58).
    • Ameaçar o ciclista com o carro – Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos, por exemplo ciclistas, é infração gravíssima e além da multa o motorista pode ter seu carro retido e perder o direito de dirigir (art. 170).
    • Colar na traseira do ciclista – Deixar de respeitar as distâncias laterais e frontais é infração grave (art. 192).
    • Distância na ultrapassagem – O Código de Trânsito estabelece que a distância lateral que os veículos devem guardar das bicicletas é de 1,5 metros. Deixar de guardar essa distância ao passar ou ultrapassar bicicleta é inflação média e penalidade de multa (art. 201).
    • Andar de bicicleta na calçada – A calçada é para pedestres, bicicletas só circulam em casos excepcionais e com autorização.

    Para uma atividade de ciclismo urbano e de estrada com mais segurança e livre de acidentes no trânsito, é importante que todos sigam tais regras.
    Vamos pedalar!

    Deixe um comentário