Pular para o conteúdo
Início » Publicações » NÍVEIS DE PEDAL: Como são e qual o seu nível?

NÍVEIS DE PEDAL: Como são e qual o seu nível?

    Quando você começa a pedalar ou volta a pedalar depois de muito tempo parado, a empolgação pode superar facilmente seu condicionamento físico, por mais que isso seja subjetivo, é importante se questionar em qual nível de pedal você está.

    Quais são os níveis de pedal?

    Os grupos de ciclistas usam basicamente três níveis: iniciante, médio e difícil. Saber em qual desses níveis você se encontra é importante para manter uma relação saudável na prática do ciclismo, assim como manter uma boa relação com o grupo no qual você pedala.

    • PEDAL DE NÍVEL INICIANTE
    Pedal Noturno do Movimento Pedal (passeio com mais de 10km normalmente).

    O nível iniciante normalmente consiste em passeios ciclísticos ou pedaladas pela cidade ou área rural, mais que ficam na casa dos 10 e 20km, com uma ou duas subidas no percurso e baixa elevação no geral. A velocidade média também é baixa, ficando em torno de 15 km/h.

    O pedal iniciante é importante para descobrir como funciona sua bicicleta, aprender algumas técnicas e conhecer como funciona esse mundo do ciclismo a partir de experiências excelentes.

    O nível iniciante é também uma oportunidade para descobrir como está seu condicionamento físico e dosar a frequência das pedaladas até subir de nível.

    • PEDAL DE NÍVEL MÉDIO
    2ª Trilha do Alto Risco em Agrestina-PE (36 km de percurso do evento com trechos técnicos).

    O nível médio exige um pouco mais de você, nesse nível estão ciclistas com mais experiência, e os percursos envolvem maiores distâncias, comumente acima dos 30km. Já a elevação (ou altimetria) pode variar de acordo com o percurso feito.

    O nível de conhecimento com relação a sua bike, seu condicionamento físico e o ciclismo no geral são mais necessários, uma vez que é importante nesse nível de pedal, levar itens para consertar a bicicleta, colar pneu caso fure ou consertar a corrente caso quebre.

    No pedal de nível médio levar suplementos ou comida para ingerir durante o percurso é de extrema importância, assim como manter-se hidratado constantemente.

    • PEDAL DE NÍVEL DIFÍCIL
    Pedalada ida e volta a Garanhuns-PE (mais de 140km e alta elevação).

    O nível mais pesado, cascudo e desafiador é esse. Geralmente são distâncias acima dos 100km ou altimetrias elevadas. Mas, não são só as grandes distâncias que fazem o pedal ser de nível difícil.

    Quem pedala nesse nível são ciclistas com bastante experiência e se utilizam de técnicas adequada para passar em terrenos com pedras, cascalho, valas, areia, descidas radicais, assim como subidas com alta inclinação. É exigido alimentação e muita hidratação nesse nível de pedal.

    As pedaladas nesse nível muitas vezes são chamadas de Desafio não por acaso, pois é a oportunidade de ciclistas do nível médio se desafiarem a subir de nível e superar seus limites.

    Antes de participar de uma pedalada, veja com o grupo qual é o nível do pedal e faça uma autoavaliação para saber se está em condições de fazer. Um ciclista iniciante dificilmente irá pular direto para o pedal de nível difícil.

    Os níveis de pedal podem se misturar, por exemplo: uma pedalada com percurso de 15km de distância, mas com velocidade média em torno de 40 km/h, ou ainda um percurso em terrenos planos com mais de 100km e a altimetria baixa.

    Qual é o seu nível de pedal? Pegue a bike e vá fazer aquela pedalada pela região para descobrir.

    Deixe um comentário